MULHER! DIREITO AO VOTO

Parabéns

São Francisco do Brejão/MA – NO BRASIL – Dia 3 de novembro é comemorado a instituição do voto feminino. No Brasil, até 1930, as mulheres não podiam participar do processo democrático.

QUAL FOI O PRIMEIRO PAÍS A DAR ÀS MULHERES O DIREITO DE VOTAR?

Participaram do sufrágio feminino mulheres e homens, denominados sufragistas. As origens modernas do movimento encontram-se na França do século XVIII. Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.

RETOMANDO NOSSA HISTÓRIA: BRASIL

A mudança ocorreu com a aprovação no Senado do projeto de lei sobre o tema, e em fevereiro de 1932, o voto feminino foi promulgado. A história mudou e a participação da mulher passou a ser decisiva.

PARABÉNS

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Brejão, em nome de todas as ex-vereadoras que passaram por este Parlamento e da única parlamentar feminina nessa legislatura, Dra. Larissa Farias, congratula esta data.

.............................

Site www.cmsaofranciscodobrejao.ma.gov.br Instagram www.instagram.com/camarabrejaoma Facebook www.facebook.com/camarabrejaoma

YouTube www.youtube.com/results?search_query=camara+sao+francisco+do+brejao

• 03/11/2022